Quem Tem Direito a Guarda Compartilhada

Guarda Compartilhada Quem Tem Direito ?

A dúvida sobre quem tem direito a guarda compartilhada levanta muitos questionamentos sobre esse que é um assunto tão importante na vida de tantas pessoas.
guarda-compartilhada-quem-tem-direito
Quando os pais se separam, a guarda compartilhada pode ser um excelente caminho a ser seguido para não prejudicar as relações com os filhos e gerar menos impactos na vida dos envolvidos que poderão manter-se unidos ainda que em casas separadas.

Desde 2014 esse regime vem sendo adotado para resolver essa questão sendo deixado de lado apenas se as partes não evidenciarem esse interesse ou se por algum motivo de força maior estejam impedidos de solicita-lo. A definição legal para a guarda compartilhada consiste em que pai e mãe tenham a responsabilidade conjunta tanto nos direitos como nos deveres relacionados ao poder familiar dos filhos em comum.

Tal medida visa proporcionar o ambiente necessário para que os pais exerçam sobre a vida de seus filhos a influencia de pais e mães mesmo após descontinuar seu relacionamento conjugal dando a eles a mesma responsabilidade sobre a vida de sua prole.
Ao contrário do que muitos pensam, a guarda compartilhada não exige necessariamente que os filhos tenham duas casas e que façam um constante revezamento de um local para o outro.

A criança pode morar em apenas um lugar, porem a responsabilidade sobre sua vida é compartilhada igualmente entre os pais e isso visa não confundir o menor pelo fato de ter que se mudar de um lugar para o outro constantemente.
quem-tem-direito-pais-separados-guarda-compartilhada

Como Consultar Quem Tem Direito A Guarda Compartilhada

Conviver com pai e mãe é muito saudável para a criança e essa ideia é compartilhada por muitos especialistas da área que afirmam essa medida causa menores impactos negativos devido o estresse de uma separação.

Dentro do regime da guarda compartilhada surge o termo convivência alternada em que o filho mora por determinado período com o pai e em outro período com a mãe, porem esse método pode causar confusão para a criança e tornar muito mais difícil para todos os lados a adaptação a rotinas.

Nesses casos especialistas alertam para os grandes riscos que podem surgir ao dar ênfase somente a divisão do tempo sem considerar a colaboração que deve existir entre todos os envolvidos com foco no bem estar do filho em comum.
Conviver com o pai e com a mãe é muito importante para o desenvolvimento infantil pois os vínculos afetivos não apenas são nutridos como também fomentados e incentivados através de um convívio saudável e equilibrado.
Nesse regime pode haver consenso sobre os fins de semana, sobre as responsabilidades com a escola, ida ao médico e outras responsabilidades existentes e de igual importância. O filho tem uma casa onde vive e tem suas coisas e na outra residência ira frequentar regularmente e isso é benéfico para que pais e filhos não fiquem muito tempo separados como é muito comum ocorrer em casos de divórcio.

Sobre quem tem direito a guarda compartilhada, tanto pai e mãe possuem essa possibilidade e necessitam apenas demonstrar interesse e condições para arcar com a responsabilidade requerida.

Direito A Guarda Compartilhada E Pensão Alimentícia

No que diz respeito ao direito a guarda compartilhada e ao pagamento ou recebimento de pensão alimentação, alguns pontos precisam ser esclarecidos com cuidado por representar uma dúvida constante entre os pais.
pensao-guarda-compartilhada-quem-tem-direito
É importante ressaltar que quem tem direito a guarda compartilhada não é desobrigado do dever de pagar a pensão alimentícia pois isso abrange naturalmente muito mais do que apenas alimentos e sim todas as despesas oriundas da criança e contempla gastos com médico, estudos e muitos outros.

O que ocorre é apenas uma adequação as despesas proporcionais aos pais e podem ser divididas considerando o que cada um assume como responsabilidade, claro que tudo antecipadamente acertado.

Essa divisão tem o objetivo de separar em partes iguais os valores gastos de acordo com as possibilidades de cada um ao levar em consideração os rendimentos e gastos financeiros dos pais.

Para isso é feita uma análise situacional dos rendimentos e gastos para chegar a um valor que contemple a realidade de cada um.

A guarda compartilhada tem possibilitado a muitos pais e filhos viverem com mais qualidade de vida e sem rompimentos sofridos e angustiantes para as crianças que sempre são as mais prejudicadas emocionalmente quando ocorre dos pais se separem.

Quem tem direito a guarda compartilhada visa principalmente pela felicidade e bem estar dos filhos considerando a importância do contato regular tanto com o pais quanto com a mãe e com isso todos os lados sem beneficiados sem gerar um enorme desgaste desnecessário.

Para que esse regime de certo é fundamental que os envolvidos tenham o senso de colaboração entre si pois o esforço conjunto visa o bem estar físico e psicológico dos filhos e da família de modo geral.

Veja se você tem Direito em 2018:

  • revisao-de-aposentadoria-quem-tem-direito-150x150Quem Tem Direito Revisão De Aposentadoria Revisão De Aposentadoria Quem tem direito ? Muitos beneficiários do INSS se questionam sobre quem tem direito revisão de aposentadoria e junto com essa questão também estão relacionadas dúvidas sobre desaposentação e alterações que podem ocorrer no pagamento dos benefícios. O assunto […]
  • licenca-paternidade-quem-tem-direito-150x150Quem Tem Direito Licença Paternidade 20 Dias Licença Paternidade 20 Dias Quem tem direito ? É de conhecimento da maioria das pessoas que as mães usufruem da licença maternidade que é um benefício garantido por lei, mas poucos sabem sobre quem tem direito licença paternidade 20 dias e ainda são necessários vários esclarecimentos […]
  • quem-tem-direito-green-card-150x150Quem tem direito ao Green Card 2018 Green Card Quem tem direito ? É, em suma, o green card é a possibilidade de ter uma residência permanente nos Estados Unidos de forma legal. É difícil tirar green card, pois há muitos requisitos para serem cumpridos, como veremos. Quem tem direito ao Greencard 2018? O Green Card […]
  • cidadania-espanhola-quem-tem-direito-150x150Quem tem direito Cidadania Espanhola Cidadania Espanhola Quem tem direito ? Sabia que no Brasil há quase 20 milhões de pessoas descendentes de espanhóis? Com isso, considerando a facilidade que é ter uma nacionalidade europeia, tanto para viajar como para morar na Europa, caso você seja descendente de espanhóis, pode pedir […]
  • quem-tem-direito-advogado-gratuito-150x150Quem tem direito a um advogado gratuito Advogado gratuito quem tem direito? Saiba tudo sobre como conseguir advogado de graça e o que é Justiça Gratuita acompanhando o artigo. Como conseguir advogado gratuito? O advogado é uma das funções essenciais à justiça. Desse modo, embora em alguns casos seja possível fazer pedidos […]
  • heranca-quem-tem-direito-150x150Quem tem direito Herança Herança Quem tem direito ? Alguns assuntos são de fato indesejáveis para uma discussão, porem as vezes se faz necessário buscar informações para momentos inesperado como pode ser o caso do questionamento sobre quem tem direito herança. Esse obviamente é um desses temas que ninguém […]

Deixe seu comentário