Quem tem direito ao Bilhete Único de Estudante 2023
Bilhete Único de Estudante
O bilhete único de estudante é um cartão que confere acesso a estudantes de baixa renda para os transportes em São Paulo, com até 50% de desconto, a depender das rendas das famílias interessadas. Estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e profissional, superior e tecnológico podem obter vantagens, desde que comprovem requisitos.
A distância máxima entre a residência e a instituição de ensino não pode ser maior do que 1 km, e é necessário que haja transporte público na região. Os alunos precisam estar matriculados em SP ou na região metropolitana.
Bilhete Único estudante: como cadastrar?
O cadastro deverá ser feito no próprio site e contempla informações a respeito do usuário. É só informar qual é a unidade de ensino do aluno, aguardar envio dos dados à SPTrans pela unidade de ensino, acompanhar a matrícula no site e pronto.
Se o aluno já possui um bilhete único ativado em anos anteriores, terá que obrigatoriamente cancelá-lo antes de solicitar o novo. Ainda, poderá também continuar esse bilhete antigo, desde que ele funcione e esteja conservado, especialmente quanto aos dados e à identificação.
Para receber um novo cartão, é só pagar o boleto existente no site, na opção “Estudante -> Solicitação do benefício”, ou vá a qualquer lugar que realize o atendimento. É necessário preencher o cartão com o correspondente a 7 passagens. Depois que todas essas etapas forem realizadas, o aluno poderá receber o cartão em sua escola em no máximo um mês.
É possível fazer o pagamento e ver as informações em apps, no Facebook, no Banco do Brasil, no autoatendimento, no site ou no fone 156. O cartão não pode ser transferido para outra pessoa, sob pena de ser retido e destruído.
Como usar o bilhete único de estudante pela primeira vez
Para usar o cartão pela primeira vez é só se informar em um posto de atendimento e verificar como usar. Trabalhadores de terminais de ônibus e metroviários irão lhe mostrar como usar o seu cartão do modo adequado.
Cuide bem do seu cartão, pois a segunda via só poderá ser requerida presencialmente, por maiores de 16 anos ou seus pais e responsáveis, no Posto Central, e mediante o pagamento de quase 10 tarifas.
Se você recebeu seu bilhete único é só utilizá-lo para o transporte diário. O recomendado é que você o use apenas para ir a instituição de ensino, pois a finalidade dela é essa. Use-o em metrôs e ônibus e economize.
Bilhete estudante bloqueado
Seu bilhete ficará bloqueado caso você não o use adequadamente e o empreste para outras pessoas. Outra ocasião é se for sofrer assaltos ou perde-lo. Isso é necessário para sua segurança, para que ninguém use as suas passagens. Para desbloquear, entre em contato com o operador nas redes sociais, telefone ou presencialmente.
Bilhete único de estudante funciona final de semana?
Como várias cidades dispõem desse sistema, o recomendável é que você entre em contato com o emissor do cartão e verifique se ele pode ser utilizado nos finais de semana. Normalmente você pode usá-lo apenas nos dias de aula.
Como fazer o bilhete único?
Se você tiver dificuldades em fazer o bilhete único, bem como para enviar a sua foto, acesse o site ou vá ao posto presencial, levando documento de identidade com foto, além de uma foto 3×4, para que seja anexada no seu cartão.
Bilhete único pós-graduação
É necessário verificar com o emissor do cartão para saber se alunos de pós-graduação podem receber passagens gratuitas ou com descontos por meio do bilhete único. A depender da sua cidade talvez não seja possível. Entretanto, tire a dúvida e, se puder, tente fazer o seu.
Veja se você tem Direito em 2023:
Redação Quem Tem Direito
A equipe de redação do "Quem Tem Direito?" conta com redatores especializados em direitos, finanças, empregos e educação e sempre busca trazer as informações de forma clara e objetiva para que seja de fácil compreensão para todos.