Quem tem direito ao FGTS 2018

FGTS Quem Tem Direito ?

O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – trata-se de valor depositado todo o mês pelo empregador em uma conta do empregado vinculada à caixa econômica federal e especialmente feita para isso.
quem-tem-direito-fgts
Cartão do Cidadão é usado em caixa eletrônico para informações e saque do FGTSO FGTS remonta à década de 60, e foi criado a fim de dar mais estabilidade para uma pessoa que trabalhasse há muito tempo na mesma empresa. Na época, quem atuasse há mais de uma década, não poderia ser despedido sem justa causa.

Hoje em dia o FGTS é concedido aos trabalhadores com carteira assinada, especialmente para quem foi demitido, mas tem por escopo auxiliar os trabalhadores. Em regra, o FGTS só deve ser sacado em ocasiões especiais, como a demissão sem justa causa, por exemplo.

O valor do FGTS depositado é de 8% do salário recebido pela pessoa que trabalha com carteira assinada. Essa quantia, quando acumulada, torna-se interessante e uma espécie de poupança para o trabalhador. Mas é possível fazer o saque do FGTS 2018 em outros casos, como falecimento, doenças graves, inatividade do FGTS etc.

Saiba tudo sobre quem tem direito ao saque FGTS lendo o artigo até o final!

Quem tem direito ao FGTS 2018?

Para ter direito ao FGTS 2018 é preciso preencher alguns requisitos, como:
trabalhar-como-direito-ao-saque-fgts

  • Trabalhar pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, ou seja, com carteira assinada.
  • Tem direito ao FGTS 2018 trabalhadores avulsos
  • Tem direito ao FGTS 2018 trabalhadores rurais
  • Tem direito ao FGTS 2018 empregados domésticos, em regime facultativo

Essas pessoas terão direito ao FGTS. Mas outra coisa completamente diferente é quem tem direito de sacar FGTS 2018. Veja abaixo quem pode sacar FGTS 2018.

Quem tem direito saque FGTS 2018

Para sacar FGTS também é preciso atender algumas condições referidas nas normas do FGTS, como:

  • Sacar FGTS demissão por justa causa
  • Sacar FGTS aposentadoria
  • Sacar FGTS HIV
  • Sacar FGTS câncer ou doenças graves
  • Sacar FGTS inatividade de conta
  • Sacar FGTS com mais de 70 anos
  • Sacar FGTS contrato de trabalho interrompido
  • Sacar FGTS financiamento de habitação Caixa
  • Sacar FGTS estado de calamidade pública ou de emergência
  • Sacar FGTS falecimento

Como sacar o FGTS 2018

Para sacar FGTS 2018 o ideal é ter em mãos o cartão cidadão da Caixa Econômica Federal.  Já quem não tem cartão cidadão, pode sacar FGTS 2018 em qualquer agência da caixa, levando consigo um documento oficial com foto, como RG, CPF, CNH etc.

Se você tem cartão cidadão para sacar FGTS, nem sequer precisa ir à agência enfrentar filas. É só comparecer à lotérica mais perto da sua casa, com cartão e documento de identidade. Isso só vale, porém, se o valor do saque caixa 2018 for menor do que R$ 1,5 mil reais. Do contrário, o dinheiro do saque FGTS 2018 só poderá ser feito em uma agência bancária da CEF.
direito-ao-saque-fgts
Os documentos para sacar FGTS 2018 podem variar a depender do local, valor e modalidade. Leve sempre sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, pois você vai precisar do número NIS, PIS. No caso de falecimento, é preciso levar certidão de óbito do parente que tinha direito a sacar FGTS 2018.

Como consultar o extrato do FGTS 2018?

Você pode consultar extrato FGTS 2018 nos caixas eletrônicos da CEF, usando o cartão cidadão. Se não tiver cartão, é só ir à agência da caixa com CTPS, RG.

Também é possível consultar FGTS de forma online, através do site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo da Caixa, pelo celular.

Lá, você vai clicar em extrato FGTS. Depois, o sistema pedirá alguns dados pessoais, que certamente pedirá o número PIS.

Se você não tiver cadastro, deve seguir o passo a passo e fazer um. Cadastre a sua senha e e-mail. O cadastro consulta FGTS CEF é bem simples de fazer. Guarde bem a sua senha e login, para que possa acessar o sistema da CEF quando quiser posteriormente.

É necessário saber a sua senha do cartão CEF.

Se ainda restou alguma dúvida sobre quem pode sacar FGTS 2018, não deixe de enviar consulta à Caixa. É possível ligar no 0800 caixa ou comparecer a qualquer agência mais próxima de você.

Não deixe de fazer consulta online FGTS 2018. É muito mais simples, fácil, rápida e você não vai precisar enfrentar filas ou ter que se deslocar até uma agência. O sistema é fácil de mexer e não precisa ter muitos conhecimentos avançados em informática.

Também não se esqueça de pedir o cartão cidadão 2018. Este facilita muito os processos de recebimento de valores do governo, já que você pode usá-lo em lotéricas, por exemplo.

Veja se você tem Direito em 2018:

  • quem-tem-direito-educa-mais-brasil-150x150Quem tem direito ao Educa Mais Brasil Educa Mais Brasil Quem Tem Direito ? O Educa Mais Brasil é uma iniciativa privada do Instituto Educar Brasil. Ou seja, o Educa Mais Brasil não tem relação com o governo federal. A intenção do Educa Mais Brasil é disponibilizar bolsas de estudo parciais para que as pessoas possam dar […]
  • quem-tem-direito-ao-prouni-150x150Quem tem direito ao Prouni 2018 Prouni 2018 Quem tem direito ? Quem tem direito ao PROUNI 2018? Essa é uma pergunta que é feita comumente pelas pessoas, ainda mais considerando as diversas alterações que o governo fez. O Programa Universidades para Todos – Prouni foi realizado pelo Governo do ex-presidente Luiz […]
  • revisao-fgts-quem-tem-direito-150x150Quem tem direito ao FGTS Conta Inativa Conta Inativa FGTS Quem tem direito? É muito importante entender quem tem direito ao FGTS conta inativa e aqui veremos essas informações com maiores detalhes. Esse benefício foi liberado para saque nos últimos meses e tem muitos trabalhadores com dúvidas a respeito, aqui iremos sonar as […]
  • salario-maternidade-quem-tem-direito-150x150Quem tem direito ao Salário Maternidade 2018 Salário Maternidade Quem Tem Direito ? O Salário Maternidade 2018 ou chamado de Auxílio Maternidade 2018, é uma espécie de benefício dado às mães que precisam de apoio durante a gestação ou nascimento de um bebê. Esse tipo de iniciativa é conferida por lei para ajudar as mulheres a […]
  • horas-extras-direitos-trabalhador-150x150Quem tem direito Hora Extra Hora Extra Quem tem direito ? Com tantas mudanças na CLT, é compreensível que muitos trabalhadores brasileiros tenham dúvidas sobre o que é e quem tem direito Hora Extra, afinal trata-se de horas dedicadas ao trabalho e o mais razoável é receber por elas valor justo e correto. Tema […]
  • fundo-de-garantia-quem-tem-direito-150x150Quem tem direito Fundo de Garantia Fundo de Garantia Quem tem direito ? O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço conhecido também como FGTS foi elaborado para proteger o trabalhador brasileiro demitido sem justa causa, através de uma conta vinculada ao contrato de trabalho e depósitos feitos mensalmente e neste artigo […]

Deixe seu comentário