Quem tem direito ao Salário Maternidade 2018

Salário Maternidade Quem Tem Direito ?

Salário Maternidade 2018 ou chamado de Auxílio Maternidade 2018, é uma espécie de benefício dado às mães que precisam de apoio durante a gestação ou nascimento de um bebê. Esse tipo de iniciativa é conferida por lei para ajudar as mulheres a partir do 8° mês de gestação, a fim de que elas possam ter uma ajuda na renda.
salario-maternidade-quem-tem-direito
Quem teve filhos sabe que os gastos podem ser grandes com roupas, fraldas, alimentação, enfim, há uma gama de produtos necessários, sem contar auxílio médico e outros serviços. Logo, como é importante que haja a amamentação até pelo menos 6 meses de idade do bebê, essas mães são afastadas e devem receber salário maternidade 2018.

Contudo, o salário maternidade tem caráter temporário, ou seja, não dura para sempre, já que após esse período a mãe deve retornar ao trabalho.

Mas o que é exatamente o salário maternidade? Como receber auxílio maternidade? Desempregada tem direito a salário maternidade? É preciso contribuir com INSS para receber salário maternidade? Leia os próximos tópicos e descubra.

Salário Maternidade 2018: o que é?

O salário maternidade foi criado pelo governo federal, onde tem como finalidade prestar auxílio a mulheres afastadas para terem filhos. Por meio dele, essas mulheres recebem ajuda financeira, o que é extremamente importante para a saúde do bebê e da mãe.

Quanto tempo dura auxílio maternidade

O auxílio maternidade tem duração de 120 dias a partir da solicitação, em regra. É possível receber até quatro parcelas de salário maternidade, que serão pagas pelo empregador. Caso a mulher esteja desempregada também recebe salário maternidade 2018.

Para conseguir auxílio maternidade para desempregada, a mulher deve comparecer ao INSS para dar entrada no benefício.

Qual é o valor do Salário Maternidade 2018?

O valor do auxílio maternidade vai variar de acordo com o emprego da mãe. Quem contribui regularmente com INSS vai receber 1 salário mínimo. Já para trabalhadoras avulsas, deverá ser pago o valor do último salário. E, para trabalhadoras autônomas, o salário maternidade 2018, será a média de salário recebida nos últimos 12 meses.

Salário maternidade grávidas 2018

gravidas-direito-salario-maternidade
E salário maternidade para grávidas? Existe? Sim, existe salário maternidade para gestantes. Esse benefício deve ser requerido junto ao INSS, contudo, com observância aos prazos de 14 a 26 meses, a depender do caso e da gestante.

Caso a gestante tenha sido demitida com justa causa tem direito ao salário maternidade. Se a demissão da grávida foi sem justa causa, é a empresa onde ela trabalhava que deve requerer o salário maternidade 2018.

Licença maternidade: pedido

Para pedir licença maternidade 2018 é necessário apresentar alguns documentos, como:

  • Laudo/exame médico comprovando o tempo de gestação
  • Certidão de nascimento do bebê ou documento de adoção judicial
  • Carteira de trabalho
  • Documentos pessoais da gestante.

Veja agora como receber salário maternidade; se mulher desempregada tem direito a auxílio maternidade 2018; quem tem empresa pode receber auxílio maternidade? Leia o artigo até o final para saber.

Como receber o Salário Maternidade 2018

Para receber salário maternidade 2018 é só ir até a área de Recursos Humanos da empresa em que labora ou, ainda, no INSS, a depender do caso.

Deve-se mostrar todos os documentos necessários para pedir licença maternidade 2018, como já mencionamos acima. Lembre-se que no caso de mulheres desempregadas o benefício será pago pelo INSS.

Salário Maternidade Desempregada 2018

Desempregada pode pedir salário maternidade 2018. No entanto, é necessário ter contribuído com INSS por pelo menos 10 meses nos últimos 30 meses de carteira.

Quem tem empresa pode receber salário maternidade?

Quem tem empresa não pode receber salário maternidade. Isso porque a empresa é considerada uma atividade sem duração determinada, ou seja, a empresa pode funcionar direto, muitas vezes sem o auxílio da gestante.

Logo, muitas vezes ao dar entrada no salário maternidade 2018 o INSS faz uma consulta para saber se a mulher tem alguma empresa registrada no nome.
auxilio-maternidade-quem-tem-direito

Auxílio maternidade INSS 2018

Tirou todas as suas dúvidas sobre quem tem direito ao salário maternidade? Caso tenha restado alguma, não deixe de conversar com um profissional qualificado junto ao setor de Recursos Humanos da sua empresa para ter mais informações. Se precisar, também compareça ao INSS ou peça informações pelo site INSS, Meu INSS ou aplicativo de celular para não ter que enfrentar filas, ainda mais nesse momento delicado.

Caso o INSS negue o seu benefício, contate um advogado previdenciarista de sua confiança ou vá até a defensoria pública do seu Estado para verificar o que pode ser feito no seu caso. Lembrando que cada caso é um caso totalmente distinto, especialmente quando se trata de benefício pago pelo governo.

Veja se você tem Direito em 2018:

  • quem-tem-direito-abono-salarial-150x150Quem tem direito ao Abono Salarial 2018 Abono Salarial quem tem direito O Abono salarial 2018 é certamente um dos benefícios mais relevantes ao trabalhador brasileiro que esteja na linha da baixa renda. O abano salarial é pago todo ano pela Caixa Econômica Federal. O valor do abono salarial é de 1 salário mínimo. Muitas […]
  • quem-tem-direito-ao-prouni-150x150Quem tem direito ao Prouni 2018 Prouni 2018 Quem tem direito ? Quem tem direito ao PROUNI 2018? Essa é uma pergunta que é feita comumente pelas pessoas, ainda mais considerando as diversas alterações que o governo fez. O Programa Universidades para Todos – Prouni foi realizado pelo Governo do ex-presidente Luiz […]
  • quem-tem-direito-fgts-150x150Quem tem direito ao FGTS 2018 FGTS Quem Tem Direito ? O FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – trata-se de valor depositado todo o mês pelo empregador em uma conta do empregado vinculada à caixa econômica federal e especialmente feita para isso. Cartão do Cidadão é usado em caixa eletrônico para […]
  • multa-rescisoria-quem-tem-direito-150x150Quem tem direito Multa Rescisória Multa Rescisória Quem tem direito ? A multa rescisória mudou após a reforma trabalhista. Você sabe o que é multa rescisória? Sabe quando ela deve ser paga e quem tem direito? Saiba as mudanças na multa rescisória e quem tem direito acompanhando o artigo. Multa rescisória Muitas […]
  • fundo-de-garantia-quem-tem-direito-150x150Quem tem direito Fundo de Garantia Fundo de Garantia Quem tem direito ? O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço conhecido também como FGTS foi elaborado para proteger o trabalhador brasileiro demitido sem justa causa, através de uma conta vinculada ao contrato de trabalho e depósitos feitos mensalmente e neste artigo […]
  • cnh-gratuita-quem-tem-direito-150x150Quem tem direito CNH Gratuita 2018 CNH de graça Quem Tem Direito ? Em alguns estados brasileiros é possível tirar a CNH gratuitamente. Entretanto, essa não é uma norma geral no Brasil. Tudo vai depender, aliás, do governo do Estado e de suas políticas. Contudo, o SEST SENAT tem programas para CNH gratuita. Em vista de […]

Deixe seu comentário