Quem tem direito a um advogado gratuito 2024

Advogado gratuito quem tem direito?

Saiba tudo sobre como conseguir advogado de graça e o que é Justiça Gratuita acompanhando o artigo.
quem-tem-direito-advogado-gratuito

Como conseguir advogado gratuito?

O advogado é uma das funções essenciais à justiça. Desse modo, embora em alguns casos seja possível fazer pedidos perante um juiz, em outros isso não será possível sem a ajuda desse profissional. No entanto, a função de advogado pode ser complexa, já que exige tempo, recursos e constante aprimoramento, já que a legislação brasileira está em constante movimento.

Assim, para que haja plena concorrência no mercado, a fim de se ter a prestação de serviços de qualidade à população, há que se pagar valores de honorários ao advogado. Os honorários podem ser contratuais (pagos para que o advogado analise seu caso, estude-o e elabore a melhor tese possível, bem como faça o acompanhamento de parte ou de toda a sua ação) ou de sucumbência (é um percentual pago pela parte “perdedora” da ação ao advogado da parte vencedora, ao final, após o julgamento).

Como qualquer prestação de serviço, contratar advogado tem um custo. Se você não tiver dinheiro para contratar um advogado, veja abaixo algumas opções para ter um advogado gratuito.

O que é justiça gratuita?

Infelizmente para acessar a justiça, em alguns casos é preciso pagar taxas ao Poder Judiciário, mais advogado e outros custos. Para quem não tem condições de custear tudo isso, é possível solicitar justiça gratuita, prevista pela Lei 1060/50 e pelo Código de Processo Civil. Esse é um pedido de justiça gratuita deferido pelo juiz, que vai observar se a pessoa tem condições de entrar com a ação sem prejudicar o seu sustento.

Mesmo se você está pagando um advogado, pode pedir justiça gratuita. Isso não se confunde, entretanto, com advogado de graça. Mas para que isso aconteça a pessoa deve assinar declaração atestando que ela não tem como arcar com esses custos.
informacoes-direito-a-advogado-gratuito

Quem tem direito a advogado de graça?

Em tese, a depender do tipo de ação, todas as pessoas teriam direito a advogado de graça, até por uma questão de acesso à justiça, que é previsto na Constituição Federal. Contudo, como são muitas ações no Brasil, o governo disponibiliza acesso a advogado gratuito por meio das defensorias públicas.

O defensor público é o advogado contratado mediante concurso público e que tem a função de trabalhar gratuitamente para os cidadãos de baixa renda. Para ver se você preenche os requisitos, verifique as condições contatando a defensoria pública do seu Estado.

No entanto, como muitas cidades não tem defensoria pública, você pode ir até a Ordem dos Advogados da sua região e solicitar um “defensor dativo”. Muitas vezes, o defensor dativo é nomeado pelo juiz, por meio de lista encaminhada pela OAB. É um advogado particular, mas que faz serviços de graça, o que é chamado de “pro bono”, a fim de ajudar a quem precisa.

Por fim, os núcleos de prática jurídica das faculdades de Direito oferecem pessoal capacitado para atender às suas necessidades, sem pagar nada por isso.

Equipe Quem Tem DireitoRedação Quem Tem Direito

A equipe de redação do "Quem Tem Direito?" conta com redatores especializados em direitos, finanças, empregos e educação e sempre busca trazer as informações de forma clara e objetiva para que seja de fácil compreensão para todos.


Se gostou, curta e compartilhe: